Entre fronteiras de sal

Há uma revista em Portimão que vai ligando os dois lados do mar. A Atlântica faz-se de cumplicidades entre vaga gente que reinventa uma outra America sin nombre: a do sul, para onde aponta Sagres, promontório de todas as partidas. De periferias, portanto, trata esta revista, a periferia cultural do lugar onde é lançada ao mar, e as periferias de uma América onde em cada edição reencontramos a nossa outra metade ibérica. 

A número 4 vai navegando por aí à espera de aportar em quem a queira ler. As anteriores também ainda não naufragaram. Todas podem ser vistas em pdf na web, mas não dispensam a sua leitura impressa, devendo os pedidos ser feitos ao ICIA.

Neste número 4 rumamos ao sul, mergulhando, primeiro, com os apanhadores de algas da costa vicentina, para, depois, subirmos à Serra de Monchique e, numa errância pela tradição oral, recuperarmos os vilancetes glosados dos foliões das festas do Espírito Santo, em Marmelete. Descobrimos, ainda, o Côa, correndo teimoso entre invernos e estiagens, cioso guardador de memórias. Mas será de Luanda que nos faremos de novo ao mar oceano, puxando os fios azuis dos achamentos na outra margem atlântica. Imaginamo-nos em navios armados com a madeira da Serra de Monchique, cruzando as mesmas rotas da vaga gente lusitana. Como João Fernandes, marinheiro portimonense e negociante em Acapulco. Ou como os mineiros escavando as entranhas dos Andes peruanos. Enchemos de sonhos uma embarcação a que damos nome de Eusebel e partimos de Luanda para Minas guiados pelas estrelas do sul. Navegamos sem passaporte entre fronteiras por sentinelas de sal e silêncio, até aportarmos a lugares mais remotos que Lima que apenas vislumbramos nos confins de um mundo, agora, invisível. E como uma oportunidade de recomeço, reinventamos uma América onde se projectam as utopias da vaga gente de há cinco séculos e dos revolucionários que procuram calar o silêncio dos cem anos de solidão.

revista_5.gif

Anúncios

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s